Os universos cinematográficos e suas vantagens na sala de aula.

No dia 09/06 a Marvel lançou mais uma série pertencente ao seu gigantesco universo cinematográfico. O lançamento da vez se chama ‘Loki’, uma série baseada no personagem de mesmo nome. A série se passa após os eventos do filme ‘Vingadores: Ultimato’, onde uma versão alternativa do personagem cria uma nova linha do tempo. No entanto, nesse post, não focaremos nessa série em questão. Iremos aproveitar o embalo do crescimento do universo cinematográfico da Marvel para falar um pouco sobre a importância dos filmes e das séries nas nossas vidas.

É evidente que estamos ficando cada vez mais tecnológicos e, essa tecnologia, está sendo levada para as salas de aula. Além de pesquisas em aparelhos eletrônicos as escolas estão inserindo cada vez mais mídias em seus horários escolares e sua grade curricular. Entre essas mídias estão inseridos filmes, séries, documentários e até mesmo música em aulas como as de inglês e português. Tal inserção é tão importante para os estudantes que fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico sobre a exibição de filmes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O item incluído pelo Ministério da Educação se restringe a filmes nacionais, mas assim como filmes nacionais, os internacionais também podem ser de grande importância para a observação e entendimento de assuntos que encontramos no nosso dia a dia. Podemos ter ciência da importância de filmes e séries se pararmos para pensar que, um único filme, pode ser utilizado em mais de uma matéria da grade curricular, sendo assim, são multidisciplinares, abordando diversos assuntos de uma só vez.

Enquanto as aulas expositivas prendem a atenção dos alunos por, no máximo 20 minutos, em uma aula com a presença de recursos audiovisuais a atenção das crianças pode ser presa por muito mais tempo, por se tratar de conteúdos sendo apresentados de forma interativa. Tais recursos fortalecem o gosto pela arte, despertam a criticidade, a criatividade e o interesse por assuntos diversos. Tratando-se de uma aula com recursos audiovisuais pode-se perceber que, além de ser divertida, também trata de assuntos abordados em sala de aula, o que traz uma versatilidade para ser usada pelos professores. Vale lembrar que tais discussões acerca dos filmes também podem ser feitas em casa!

Prepare uma pipoca e se divirta com as nossas sugestões de hoje!