Estudante vs. Aluno. Você sabe a diferença?

No dia 11/08 foi comemorado o Dia do Estudante aqui no Brasil. A data surgiu em 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro I instituiu no Brasil os primeiros cursos de ensino superior no país, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Antes do implemento de cursos superiores no país, quem conseguia cursar algo eram os que tinham muitas posses, pois precisavam ir até a Europa para estudar. Atualmente, está escrito na Constituição Federal de 1988 que, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, ou seja, todos, sem exceção, têm o direito de estudar.

Sempre escutamos de nossas famílias, ao tirar uma nota boa em uma prova, ao fazer um trabalho e até mesmo ao passar de ano que, “nós não fizemos mais do que nossa obrigação”, um discurso um pouco extremo, não? Rs. Sabemos que os pais e responsáveis só querem o melhor para as crianças e é claro, uma educação de qualidade, seja no ensino público ou particular.

No nosso dia a dia, usamos as palavras aluno e estudante como sinônimos. Entretanto, vocês sabiam que existe diferença? Aluno é aquela pessoa que não tem sede de aprender e que, na maioria das vezes, estuda para as provas na véspera, somente para tirar uma nota boa. Estudante é aquela pessoa que tem sede de conhecimento, que sempre quer saber mais e mais. É a pessoa que presta atenção na aula e sempre está fazendo perguntas para o professor, buscando conhecimentos complementares e estudando diariamente.

Sendo assim, ser estudante vai muito além de estudar para as provas e, agindo de uma maneira que não seja como o aluno age, a criança ou o adolescente acaba por ter diversos benefícios. Agindo como estudante, você não só decora a matéria, você a entende e, esquecê-la depois das provas, torna-se algo muito mais difícil. Também há a melhora do estudo, pois o mesmo não será mais algo obrigatório e monótono e sim algo que é feito pela curiosidade.

Ser estudante não é fácil, exige muita disciplina e cuidado e, por isso, queremos desejar os mais sinceros parabéns para os estudantes não só do Colégio SEAL, mas de todas as outras escolas. Vocês merecem o mundo.