A escola inclusiva, uma iniciativa vantajosa para todos.

Na semana passada, falamos sobre cada pessoa ser extraordinária, sobre as nossas diferenças, e que isso torna cada pessoa única, maravilhosa do seu jeito. Nessa semana, seguindo nesse mesmo pensamento, falaremos sobre as escolas inclusivas e, principalmente, sobre a importância de colocar o seu filho para estudar em uma escola assim.

Antes de tudo, precisamos saber: o que, de fato, é uma escola inclusiva? Escola inclusiva, nada mais é, do que uma escola que garante o atendimento à diversidade humana e é capaz de oferecer uma educação de qualidade a todas as crianças. A proposta principal é a educação de todos os alunos juntos. No entanto, não se trata só de educação, também diz respeito à convivência e o respeito com as diferenças.

Antigamente, era muito falado sobre ensino especial, onde haviam modalidades de ensino somente para pessoas com deficiência e altas habilidades, o que acabava segregando os estudantes, não havia diversidade. Atualmente, contamos com o ensino inclusivo, que propõe um ensino igual para todos. Parece algo extremamente utópico, certo? Mas não é, muitas escolas já estão aderindo ao ensino inclusivo, o que é uma luz de esperança na vida de muitas crianças, pais e responsáveis. Estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades passam a ter a mesma oportunidade de formação que os demais alunos.

A SEAL se preocupa em manter um local inclusivo para os alunos, pois não se trata apenas de algo vantajoso para as crianças com altas habilidades e deficientes. Também se trata de algo extremamente importante para as demais crianças. Incentivando os alunos a valorizarem as diferenças e as peculiaridades de cada um. Assim, estaremos formando cidadãos que tornarão o mundo, um lugar melhor, cada vez mais inclusivo e pautado no respeito.