Nessa fase ocorre uma aprendizagem lúdica, onde as crianças tem acesso a materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas e tamanhos. Os pequenos exploram livremente, através dos sentidos, manipulando os brinquedos e objetos que são oferecidos em seu ambiente diário. Com isso, a fase da aprendizagem ocorre através da pedagogia da afetividade e dos contos infantis por serem atemporais, enfatizando os valores que transmitem. As crianças são levadas do prazer de brincar ao prazer de aprender.
A arte tem sido, tradicionalmente, uma parte importante nos programas da chamada primeira infância. O pedagogo alemão Friedrich Fröebel, considerado o “pai” do jardim de infância, disseminou o conceito de que as crianças deveriam criar as próprias expressões artísticas e apreciar a arte criada por outros.
O papel da escola é o de propor atividades que levem o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros, a partir de princípios e não de receitas prontas.
A educação ambiental visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados.
A musicalização infantil é a pré-escola da música, um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança.
A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo.