Dicas

Dia Internacional do Livro

É possível viver mais de 1.000 vidas sendo uma pessoa só?

No dia 23/04 comemoramos o Dia Internacional do Livro. Apesar do nosso país comemorar a existência de tais obras e, ter uma data nacional para os mesmos, uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2016 mostrou que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. No entanto, mesmo que não aproveitados, são de extrema importância para a sociedade.

Os livros são extremamente importantes para a nossa memória, além de desenvolver a autonomia e estimular a criatividade. Além disso, o estimulo da leitura, faz com que a criança adquira um maior vocabulário, sua escrita e fala melhorem significativamente bem como favorece a aquisição de cultura.

No âmbito escolar, a comunidade pode incentivar a leitura por meio de atividades dinâmicas que despertem o interesse e curiosidade das crianças. Em casa, os pais e responsáveis podem fazer momentos de leitura em família, despertando também a curiosidade e o interesse. Crianças costumam se espelhar nos pais e responsáveis, por isso, se os adultos leem, as crianças serão instigadas a lerem também.

Sendo assim, para que a leitura seja cada vez mais incentivada dentro de casa iremos fazer um breve resumo do tipo de livro mais ideal para cada idade e também daremos dicas de livros para as crianças.

Livros para bebês (até 2 anos):

Nessa faixa etária, o mais indicado são livros interativos e de cores vibrantes, pois como já visto no post sobre psicologia das cores (linkar o post) as cores fortes são importantes para a concentração. Livros indicados para essa idade: ‘Cachorrinho Salva Uma Estrela, O Livro de Pano’ – Ciranda Cultural e ‘Você é Meu Bebê – Filhotes do Jardim’ – Lorena Sminovich.

Livros para crianças (dos 3 aos 6 anos):

Nessa idade as crianças estão adquirindo a linguagem verbal e escrita, nesse sentido é importante que as histórias já apresentem início, meio e fim, além de ser importante para que haja reflexão por parte das crianças. Livros indicados para essa idade: ‘ABC do Brasil’ e ‘Menina Bonita do Laço de Fita’ ambos da Ana Maria Machado.

Livros para crianças e pré-adolescentes (dos 7 aos 12 anos):

Para essa idade podemos abranger os mais diferentes tipos de livros. Trata-se de uma fase em que as crianças já sabem pelo que se interessam e, de certo modo, estão começando a ver o mundo da sua maneira. Podemos então, escolher livros que sejam romances até que contem de fatos cotidianos. Livros indicados para essa idade: ‘Turma da Mônica’ e ‘Turma da Mônica Jovem’ ambos do Maurício de Souza e ‘Diário de um Banana’ de Jeff Kinney.

Livros para adolescentes (a partir dos 12 anos):

A partir dessa idade os jovens já sabem delimitar muito bem o estilo de livro que eles preferem, então é possível deixar que eles escolham o que mais lhes agradam. No entanto, vale a pena sempre estar de olho na faixa etária dos livros que os seus filhos escolhem. Um livro muito bom para essa idade é ‘Percy Jackson e Os Olimpianos’ do autor Rick Riordan.

E são com essas dicas maravilhosas que nós finalizamos o post de hoje!! Não se esqueçam, os livros são essenciais para uma melhor infância, para o estímulo da criatividade e, até mesmo, para que a criança e/ou adulto possa viver mais de 1.000 vidas. 🙂

Beijos, Colégio SEAL

Uma resposta em “Dia Internacional do Livro”