Categorias
Dicas

A agitação das crianças, na verdade, pode ser TDAH.

Você vive com uma criança agitada, que vive no mundo da lua, que é avoada, ligada por um motor? É, geralmente, crianças são assim mesmo, essas características fazem parte da personalidade de uma criança que aproveita a infância. No entanto, algumas delas podem sofrer com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Pouco se fala sobre o TDAH, apesar de ser o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Trata-se de um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, aparecendo na infância e, na maioria das vezes, acompanhando o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH é reconhecido oficialmente por diversos países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diagnóstico é sempre clínico e os sintomas devem manifestar-se antes dos sete anos em, pelo menos, dois ambientes da vida da criança. Entretanto, apesar de estar presente desde o nascimento, o transtorno fica claro nos primeiros anos de escola. O diagnóstico, é claro, deve ser feito por um especialista, sendo observados os 18 sintomas que são divididos em três grupos: 9 relacionados à desatenção, 6 à hiperatividade e 3 à impulsividade.

O tratamento em crianças constitui de cuidados de uma equipe multidisciplinar, em função de alguns desajustes pedagógicos que a criança pode vir a ter por conta do TDAH. Por isso, é importante que a comunidade escolar sempre esteja a par da situação dos alunos no que diz respeito à tais transtornos.

Sendo assim, é importante ressaltar que, não é porque a criança é desatenta, vive se mexendo e agitada que ela não tem vontade de aprender ou não está sendo comprometida com as coisas que faz. Muito pelo contrário, ela pode querer mais que tudo aprender o que está lhe sendo passado, mas, por conta do TDAH seu método de aprendizagem torna-se diferente. Cabe à família e à comunidade escolar, em conjunto prestarem atenção às crianças e aos cuidados que a mesma necessita. O TDAH é uma doença real e deve ser tratada como tal. 🙂

Dica de vídeo em que algumas crianças falam sobre como é ter TDAH:

Dica de leitura para as crianças que aborda o tema TDAH:

‘Percy Jackson e os Olimpianos’ – Rick Riordan

Beijos, Colégio SEAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.