Curiosidade

Psicologia das Cores

As cores transformadas em sensações ou emoções.

Você sabia que o cérebro humano identifica as cores e as transforma em sensações ou emoções? A área que estuda tal fenômeno se chama psicologia das cores, trata-se de um estudo psicológico que, em conjunto com a Teoria das cores, ajuda a compreender a influência das cores nas nossas emoções.

Tal estudo está muito presente no nosso dia a dia no que diz respeito à área do marketing e da publicidade e, muitas das vezes, passa despercebido. Na tabela abaixo podemos ver marcas que estão muito presentes nas nossas vidas e que, de certa forma, fazem uso da psicologia das cores.

No que diz respeito às crianças, a psicologia das cores também as afeta. Para bebês e crianças de menor idade, os brinquedos, em sua grande maioria são de cores vibrantes, para que eles prestem atenção nos mesmos. No entanto, quanto maior for a criança, talvez seja melhor que cores vibrantes como vermelho, laranja e amarelo não estejam em locais em que a concentração seja necessária.

Por isso, nas escolas, é recomendado que na área da pré-escola e da escola primária as cores sejam vivas e vibrantes, já na área do ensino fundamental ao médio as cores recomendadas são as menos vibrantes, com o intuito de aumentar a concentração dos alunos.

O estudo das cores pode ser levado também para as nossas casas e nosso dia a dia. Nos quartos das crianças, opte por cores claras, como branco ou cinza com alguns toques de algumas outras cores. Em locais de brincadeira, não excite em colocar diversas cores para estimular a criatividade dos pequenos. Não se esqueçam, as cores também podem ser nossas aliadas. 🙂

Beijos, Colégio SEAL