Categorias
Curiosidade

Anarriê! Pois as festas juninas estão chegando

Estamos nos aproximando cada vez mais do meio do ano e, consequentemente, entrando no que muitos chamam de ‘a melhor época do ano’. Muito se diz sobre essa época ser a melhor do ano por conta das tradicionais festas juninas, que podem se estender até agosto. No entanto, será que as pessoas conhecem sobre a origem da festa junina e de alguns de seus símbolos mais conhecidos? Nesse post, falaremos um pouco sobre isso tudo.

Em toda festa junina escutamos ou cantamos a música em que uma parte é: ‘São João! São João, acende a fogueira do meu coração’, mas de onde surgiu São João? O fato é que, inicialmente, a festa junina era uma festa com conotação católica e realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio. Por esse motivo, a festa também era chamada de festa joanina. O engraçado é que, antes mesmo de ser uma festa com conotação católica ela era uma festa com conotação pagã. Historiadores apontam que eram celebrações realizadas na passagem da primavera para o verão, no chamado solstício de verão, em que a população pedia por um período de boas colheitas. No Brasil, em junho ocorre o solstício de inverno e, na Europa, em junho, ocorre o chamado solstício de verão.

A festividade chegou no Brasil por meio dos portugueses no século XVI e, até hoje, é comemorada por aqui. Principalmente na região do Nordeste. No Nordeste a festa junina é tão festejada que as comemorações de lá são conhecidas no Brasil inteiro, como a Bumba-Meu-Boi, no Maranhão e São João de Caruaru, em Pernambuco. Cada região do Brasil apresenta um tipo de festividade, uma maneira de se comemorar, mas têm certas tradições que são comuns ao Brasil inteiro, entre elas algumas comidas, a quadrilha e as roupas.

Quando vamos a alguma festa sempre pensamos nas comidas que nos serão ofertadas, com a festa junina não é diferente. A comida mais vista nessa época é o milho, por ser sua época de colheita, sendo caldos, maçã do amor e várias outras comidas também muito presentes. No que diz respeito à quadrilha, ela apresenta origem francesa, era dançada pelos aristocratas de Paris. Tanto que, diversas palavras usadas no decorrer da dança têm origem desse país, tais como anarriê, alavantú e balancê.

A verdade é que, apesar da festa junina ser uma celebração que tem origem de diversos outros países, é muito amada pelos brasileiros e acabou sendo incorporada na nossa cultura. Em época de pandemia, está sendo difícil participarmos dessa tão amada festa, mas alunos da SEAL, não fiquem tristes, nossa festa junina interna será mês que vem! Separem seus trajes!

Beijos, Colégio SEAL.

Uma resposta em “Anarriê! Pois as festas juninas estão chegando”

Gostei muito da indicação de extraordinário, li o livro e vi o filme e ambos me fez chorar. Precisamos acabar com o preconceito em nossa sociedade. Até sugiro que passem ele na escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.