Alimentação

Fast-food sim, mas com moderação. A importância de manter uma alimentação saudável desde a infância.

Durante toda a nossa vida, nós escutamos de diversas pessoas, além de médicos e nutricionistas, que devemos melhorar e cuidar da nossa alimentação. O que muitos não nos dizem é o porquê essa preocupação toda se, às vezes, pessoas que não apresentam uma alimentação boa e comem muito fast-food aparentam ser extremamente saudáveis.

A verdade é que os benefícios de uma alimentação saudável vão muito além de taxas boas no que diz respeito aos resultados de exame de sangue. A alimentação saudável, além disso, também é de extrema importância quando falamos da melhora do sistema imunológico, do humor, da memória, da qualidade do sono e do sistema digestivo; além de reduzir o cansaço e o estresse e fornecer disposição e mais energia para as atividades diárias.

Quando estamos falando de crianças, uma boa alimentação deve ser estimulada pelos pais, responsáveis e até mesmo pela escola, desde a infância até a juventude. Isso porquê, essas fases são as do aprendizado e do desenvolvimento. Fazer com que haja o incentivo de uma alimentação saudável nesses momentos da vida, tornam as chances de, na vida adulta, elas também se alimentarem de tal maneira, muito grande. Ou seja, uma alimentação saudável, quando estimulada na infância, nos beneficia durante toda a vida.

Podemos achar que, para uma alimentação balanceada precisamos fazer diversos esforços e que se trata de algo difícil. No entanto, pode ser muito mais fácil do que imaginamos. Em primeiro lugar, devemos ter uma alimentação em que não haja exageros e exclusões, além de ter alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, entre outros. Alguns nutricionistas dizem que, quanto mais cor tiver no seu prato, mais benefícios você consome.

A escola também pode desempenhar um papel importante no que diz respeito à alimentação dos estudantes. A partir de aulas de culinária, os professores podem apresentar aos alunos os mais diversos alimentos e assim, eles podem preparar um prato delicioso e comerem na escola!

Além de despertar o interesse das crianças para provar novos alimentos, também desperta o espírito de equipe. A SEAL já conta com um projeto nesse estilo, o SEALChef, onde cada turma produz uma receita com seus respectivos professores. É esse o espírito e o cuidado que toda escola deve ter, sempre preocupada com os hábitos dos alunos, o trabalho em equipe e o bem-estar!

Dica de documentário sobre os malefícios do fast-food:

Super Size Me (A Dieta do Palhaço) – Classificação 10 anos. Disponível na Amazon Prime Video.